Aprendendo a fazer docinhos franceses

2

Posted on : quinta-feira, setembro 16, 2010 | In :

Como já deixamos nossos leitores com água na boca falando dos deliciosos pratos franceses, decidimos "ensinar a pescar" e tratar neste post de um lugar onde se pode aprender a preparar deliciosos docinhos, claro, de origem francesa.
A ideia surgiu quando recebemos um e-mail da Pauline, nossa professora de francês, falando sobre oficinas de macarons que iam acontecer em breve em Florianópolis. Ficamos curiosas e decidimos conferir de perto o que a Oficina Culinária tem de sotaque francês.
Quem nos recebeu foi Tatiana Osório, que fundou a escola com sua mãe, em 2007. São oferecidos diversos cursos entre doces e salgados, de origem francesa ou não. As aulas costumam ser temáticas, mas existe flexibilidade para personalização de cursos e de grupos.
Além de conhecer o local das aulas, pudemos conferir também o sabor dos docinhos. Provamos o gateau, que, de acordo com Tatiana, foi apelidado pelas confeiteiras de Florianópolis de petit gateau (confira a foto). Além do gateau, outra receita ensinada pela Oficina é a de macarons, doces à base de claras, farinha de amêndoas, açúcar e recheado com os mais variados sabores. Tatiana nos explicou ainda que a receita surgiu na Itália, mas ganhou popularidade na França com Catarina de Médici, rainha francesa no século XVI.

Uma das características da Oficina Culinária é oferecer cursos de forma descontraída e não profissionalizante "Nós buscamos adaptar as receitas para que nossos alunos possam fazê-las em casa. Não temos o objetivo de formar profissionais, muitos aprendem a cozinhar como uma forma de lazer e hobby", explica Tatiana.
Quem quiser conferir o calendário das delícias, francesas ou não, oferecidas pela Oficina Culinária pode visitar o site ou ligar para: (48) 3334-0372
Aproveite, dia 22 tem oficina de macarons!

Comments (2)

Merveilleux!!

Muito bom, meninas! Deu vontade de começar um curso desses!!

Que delíciaa! Vou me informar pra fazer um curso desses. O blog está mto bom, meninas!

Gros bisous!

Postar um comentário